Como é uma consulta médica nos EUA

0
10467
Como é uma consulta nos EUA

Mais um post da série, curiosidades sobre os EUA.

Ouvi muito sobre o atendimento médico que não seria como no Brasil, com telefone do pediatra e fazer vários exames anualmente.

Isso ficou na minha cabeça, escolhemos o pediatra da Sofia não tinha 20 dias que estávamos aqui. Nunca a levei em pronto socorro e com a tempertaura, chegando a -19º C eu queria garantir que ela tivesse um pediatra.

Sobre o Seguro Saúde

Aqui não existe atendimento público e nem plano de saúde, como no Brasil em que tudo está incluso. Você precisa ter um seguro Saúde, por isso é muito importante contratar um quando você vem a passeio.

O Seguro Saúde cobre consultas de rotinas e alguns exames, mas não cobre atendimentos de emergência até um certo limite de valor, aí vai depender do que você contratar. Por exemplo, você paga os atendimentos emergenciais até 4 mil dólares, após isso o Seguro cobre tudo. Cada seguro tem um valor, eu só coloquei esse para exemplificar ;-).

Alguns seguros possuem atendimento via telefone, você liga para uma enfermeira (o) explica o que está sentindo e ela (ele) diz qual procedimento você deve tomar.

Em compensação as vacinas estão inclusas e você as toma na clínica que você frequenta.

Carteira de Vacina

Aqui não tem carteirinha de Vacina, fica tudo registrada num cadastro nacional e se você precisar provar que tomou alguma vacina é só solicitar para imprimir.

Os médicos insistem para que sejamos vacinados. A minha médica me pediu a data da minha ultima vacina de tétano.

Como é o Atendimento Médico

Já testei os dois atendimentos de Rotina e Emergência para adultos e consulta de rotina no pediatra.

Em ambas as clínicas eles possuem atendimento de emergência e laboratório, ou seja todos os exames são realizados ali mesmo.

Todo seu atendimento fica registrado numa central, então os médicos conseguem ter acesso a todos os tratamentos que você já fez. Isso seria ótimo no Brasil, além de economizar tempo, não deixaria nada ser esquecido.

Atendimento na Emergência

Chegamos no pronto atendimento e em menos de 5 minutos eu já estava conversando com uma enfermeira, ela registrou tudo no computador, histórico familiar, mediu temperatura, pressão e etc.

Consultório médico nos EUA

Logo em seguida chegou o médico e ele já solicitou inúmeros exames, raspagem de nariz, exame de urina, exames de sangue, raio-x de pulmão. Sim, tudo isso! Ele tinha que saber de onde estava vindo a minha febre, que estava persistindo.

Fiz todos os exames e deu pneumonia. Voltei com o médico ele já receitou o antibiótico e me encaminhou para uma farmácia no piso térreo com uma receita médica. Cheguei lá o remédio já estava separado e por 5 dias de antibiótico, paguei 11 dólares! 🙂

O remédio vem assim.

Antibiótico USA

Ele pediu para eu retornar na semana seguinte com outra médica e já agendou a consulta, se eu precisase era para voltar antes.

Não achei o médico frio, como me relatavam, achei ele objetivo. O atendimento é realizado mais pela enfermeira e baseado no meu relato e exames.

Consulta de Rotina

A consulta de rotina é feita com o clinico geral, normalmente todos os adultos da casa vão no mesmo.

Ele já faz todos os exames de rotina, inclusive ginecólogicos, só te indicam um especialista se tiver algo mais sério ou se você desejar.

No Brasil, eu fazia muitos exames de sangue, aqui ela só me pediu teste de colesterol.

A médica imprime tudo o que foi conversado e me dá uma cópia com todas as recomendações, uma delas é para eu fazer atividade fisíca 4x por semana! ;-).

Ela me deu um cartão com o telefone da clínica e através do site também consigo enviar mensagens para ela. Eles solicitam que você vá ao médico ao menos uma vez por ano, ou quando sentir que está precisando.

Consulta Pediátrica

A Sofia foi a primeira vez ao pediatra aqui com 6 anos, então não sei dizer como é o atendimento de recém nascido.

As crianças vão em clínica pediátrica, no caso da que estamos levando a Sofia eles possuem até pronto socorro.

Primeiramente a enfermeira atende, pesa, mede pressão, vê a altura e já faz anotações sobre a criança e só depois o médico vem.

O que achei muito diferente, no Brasil o Pediatra da Sofia deixava ela só de calcinha e olhava tudo sempre, aqui ele não pediu nem para tirar a roupa.

Novamente eles analisam o histórico familiar, perguntam sobre a saúde dos avós e solicitam exames de sangue de acordo com esse histórico.

O que achei

É diferente, eles não tem aquela proximidade de perguntar sobre a família, como foi de viagem e etc…. Mas eu achei que são objetivos e fazem o que deve ser feito. Ah eu detesto ir em médico, então o fato da clínica já fazer exames ginecológicos também achei super prático!

E você já se consultou com médicos em outro país, deixe seu comentário!

Posts Relacionados

Como foi a escolha da Escola

Primeiro dia de Aula na Escola Americana

Alguns Hábitos dos Americanos

Porque estamos morando nos EUA

Como São as Aulas extra curriculares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.