Roteiro completo pelo sul da França com criança

6497

Nosso Roteiro Detalhado

A Costa Azul, ou Cote d´Azur em francês, é parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo, indo de Toulon a Menton na fronteira com a Itália.

Também chamada de Riviera Francesa,  é considerada uma das áreas mais luxuosas, caras e sofisticadas do mundo.  Além de ser considerado o litoral mais lindo de toda a Europa.

Mas fique tranquilo, você não precisa ser um multi milionário para conhecer a região, nós fomos e vamos dar todas as dicas para você aproveitar muito bem! 😉

Como chegar

Nós chegamos na região através do aeroporto de Nice, que é o terceiro aeroporto mais movimentado da França. Mas você pode ir de carro ou trem.

Onde se Hospedar

Nos hospedamos por cinco dias no hotel Ibis Styles Antibes, faça sua cotação clicando aqui.
Porque escolhemos Antibes? Eu amo cidades que ninguém vai, adoro mesmo, mas o motivo principal é porque a praia em Antibes é de areia e não de pedras como em Nice, e para quem já reparou no logo do Blog a Sofia ama brincar na areia! 😉
Nice era a nossa primeira opção de hospedagem, mas quando comecei a pesquisar desisti. E que sorte a nossa em ter explorado Antibes da forma que ela merecia!
A região de Côte DAzur tem um dos melhores trajetos à beira-mar da Europa.
Cannes, Nice e Mônaco são ligadas por trens regionais frequentes e lotados, e dá pra fazer a maior parte do caminho de TGV (trens de alta velocidade), nós optamos pela locação do carro. Adoro a liberdade que o carro nos dá em lugares que não possuem trânsito! 😉

Sobre o Hotel

O Ibis Styles Antibes não é pé na areia, possui estacionamento gratuito e um quarto padrão Ibis com uma cama confortável para as crianças!
O Café da manhã foi bem servido e havia um pequeno espaço kids, com alguns brinquedos para bebês, livros e mesinha com folhas de sulfite e canetas de colorir. A Sofia terminava o café e corria lá brincar! Não há monitores.
Em frente ao elevador há um microondas disponível para todos os hóspedes e algumas opções de risotos congelados para emergência.
Foi uma acomodação bem simples, mas os Ibis Styles são os melhores hotéis da rede, deu para dar uma economizada em uma região em que tudo é muito caro.

Antibes

Após deixar nossas malas no hotel, fomos explorar Antibes, estacionamos o carro na Cours Mássena, depois de eu tentar ler um milhão de vezes como pagar o ticket de estacionamento um senhor muito simpático nos avisou que naquele dia não precisava pagar. 😉 Duro não falar francês, mas o Google translator ajuda!
Descemos pela Rua Saede, que é bem charmosa em busca do famoso Restaurante Le Chaudron, que estava fechado! ;-(
Como estávamos com fome continuamos indo em direção a praça e almoçamos no La Cascade, as mesas ficavam na praça. Eu acho que na França os serviços são bem lentos, mas na Cote D´Azur eles são campeões, pois os serviços são bem lentos.
Os menus são em francês, mas não tivemos problema em nos comunicar em inglês.
Após o almoço fomos a pé em direção ao Château Grimaldi, que é um museu da cidade de Antibes e tem algumas obras de Picasso, 23 pinturas e 44 desenhos feitos pelo artista nos dois meses em que ele viveu na cidade, além de ter muitas fotos retratando ele pintando.
Depois fomos a pé pela Promenade Amiral de Grasse, tirando fotos pelo caminho até chegarmos a um parquinho de rua onde a Sofia brincou por mais de uma hora com as crianças. Saímos de lá, pegamos nosso carro e paramos em um Carrefour perto do hotel e jantamos piquenique, leia-se pizza no quarto do hotel.

Segundo Dia

Fomos para a Plage Juanita ela é uma praia particular, pagamos 18 euros por cadeira e ficamos o dia todo.
Curiosidade: Na Europa em geral as pessoas vão a praia de roupa e tênis e se trocam ali mesmo, as mulheres principalmente as mais senhoras fazem top less. O mar é muito bom, água bem gelada, a Sofia se divertiu.
Almoçamos no restaurante da praia, o almoço estava delicioso! No final do dia acabaram aparecendo águas-vivas e a Sofia levou uma leve queimadura. Mas isso não a desanimou, ela aprendeu a falar algumas palavras em francês e foi brincar com as crianças, por incrível que pareça ela lembra até hoje dessas palavras!
  Fomos tomar um banho no hotel e saímos para jantar.

Terceiro dia

Fomos direto para Mônaco com o carro alugado, para ler sobre Mônaco, clique aqui.
Saímos de Mônaco e fomos para Èze, assim que saímos do principado de Mônaco os pacotes de dados voltaram a funcionar. 😉

Éze

Èze é uma cidade Medieval e vale muito a pena conhecê-la, paramos no estacionamento da entrada da vila medieval, você paga por hora para estacionar, na dúvida coloque o centro de informação turística no GPS e você chegará ao local.  Enquanto o André estacionava eu fui com a Sofia ao Centro de Informações Turísticas para descobrir como subir ao vilarejo. Almoçamos no Le Pinocchio, um restaurante muito bom, logo no início do Vilarejo medieval, a comida estava deliciosa.

Após o almoço fomos para o Jardim Exótico que é o ponto mais alto do Vilarejo, olhando o mapa parece que é uma subida interminável, mas da para ir cortando caminho e as ruelas são tão lindas que você nem percebe que chegou ao topo.
Há um hotel muito grande nessa região e eles ajudam na conservação do local. Pessoas om dificuldade de locomoção podem ir, mas vai demorar mais, há escadas pelo caminho, cadeirantes e pessoas com carrinho de bebê terão mais dificuldade. Não deixe de ir, pois essa é uma das vistas mais lindas da Riviera.
O Jardim fica a 429 metros acima do mar, imagine a vista! 😉 É linda, muito linda! Há um jardim muito bem cuidado,  e os restos de um castelo, pagamos 6,50 euros cada adulto e a Sofia não pagou. Para consultar os valores atualizados, clique aqui. Na volta passamos por uma igreja e estava tendo um casamento chiquérrimo, entramos na igreja e saímos rapidamente para não atrapalhar as fotos.

Nice

De Èze seguimos para Nice, a cidade agitada e que mais recebe turistas na região é linda e merece ser explorada!
Estacionamos facilmente no Parking Sulzer e fizemos todos os passeios a pé.
Saindo do estacionamento já demos de cara com o prédio famoso de Nice, você sabia que na foto abaixo, algumas são janelas de verdade e outras são apenas pinturas? Tente adivinhar! São perfeitos!
Depois de tentarmos decifrar as janelas e pinturas fomos direto ver a praia cheia de pedrinhas, elas não incomodam, já nadamos em praia com pedras na Grécia, porém o mar estava muito agitado e estava ventando demais, deixamos a Sofia molhar os pés e seguimos em direção ao Castle Hill, que é uma colina e além de ter uma vista deslumbrante de Nice, ainda tem um parquinho bem bacana!
Antes paramos no letreiro “I  love Nice”, impossível tirar uma foto só da sua família! ;-( mas não deixe de ir a vista para Nice é linda!

Seguimos para o Castle Hill, subimos a pé, escadas intermináveis! 😉 Mas não se desespere, pois tem elevador. 😉
Para chegar no elevador, assim que você avistar as escadas continue seguindo a calçada até onde a rua faz uma curva,  ali está o elevador e é gratuito! Ah, aproveite para usar o banheiro antes de subir, a Sofia quis usar e pasmem, não havia um banheiro funcionando lá em cima, precisamos descer e procurar um barzinho.
O Castle Hill merece ser visitado a vista é esplêndida e se você estiver com criança há um parque delicioso nele. Ficamos por mais de uma hora ali.
Depois descemos e fomos passear na cidade velha ali tomamos o melhor sorvete da viagem toda, visitamos o Palácio da Prefeitura,  Palácio da Justiça, até chegarmos na Fontaine du Soleil.
Como era verão o sol estava se pondo bem tarde, aproveitamos para jantar no Restaurante La Voglia. Quando fomos embora passamos de carro em frente ao famoso Hotel Negresco.

Quarto dia – Cannes e Antibes

Queríamos aproveitar mais um pouco as praias de Antibes, mas o dia amanheceu bem feio, fomos para Cannes, afinal todo mundo que vai a Riviera dá uma passada em Cannes, mas estava tendo uma feira de iates, e todos os estacionamentos próximos ao local onde ocorre o Festival de Cannes estavam lotados, o mais próximo estava a 2km de distância.
Cannes para nós, turistas sem dinheiro para gastar em lojas de luxo só tem isso para ser visto, não estava com vontade de andar 4 km por uma foto! Então fotografei de dentro do carro mesmo e fomos para Sophia-Antipolis uma cidade bem próxima a Cannes e Antibes, estávamos de carro e quando a Sofia leu esse nome nas placas achamos interessante visitá-la, mas não encontramos nada para fazer por lá, então voltamos para Antibes.
Almoçamos no restaurante Le Bistrot Juan Les Pins, comida muito boa a atendimento excelente. E assim que a garoa passou fomos para a praia Juan-Les-Pins, que é gratuita, se não estiver sol, dá para ficar nela, você terá que se sentar na areia, não há estrutura de praia.

No caminho para essa praia vimos um local oferecendo passeio de barco para as ilhas da região. Dicidimos comprar um passeio para a Ilha de Sainte-Marguerite, enquanto aguardávamos a hora da partida do barco aproveitamos para ficar na praia.

Ilha do Homem da Máscara de Ferro

O barco que leva até a ilha é confortável e o trajeto leva no máximo 15 minutos, o passeio na ilha é rápido, como visitamos no final do dia o museu já estava fechado. Curiosidade,
a Ilha pertence a Cannes e foi nela em que o Homem da Máscara de Ferro ficou preso de verdade.

Nesse dia jantamos o risoto no Hotel, pois já estava tudo fechado a hora que resolvemos comer ;-( e  no dia seguinte fomos para um parque de diversões com a Sofia! Mas farei um post específico dele!
E vocês já visitaram a Riviera Francesa? Tem alguma dica para acrescentar? Não esqueça de deixar nos comentários!