Planejando uma viagem de Carro de São Paulo até a Argentina

569
Viagem de Carro de São Paulo até Argentina

Essa dica foi dada por uma amiga de infância que fez uma viagem de carro de São Paulo até a Argentina.

Planejando uma viagem de carro de São Paulo até Argentina

Olá, me chamo Tatiana Cuberos e estou aqui para compartilhar um pouco sobre como planejei uma viagem com minha família, duas filhas com idades de 11 e 8 anos, eu e meu marido e minha mãe em dezembro de 2023.

Viagem de carro de São Paulo até a Argentina

A partir de uma pesquisa rápida de destinos vimos, que em cinco pessoas, uma viagem de avião não estaria no nosso orçamento, por isso começamos a buscar viagens de carro.

Como planejar a viagem

Localizei, em abril de 2023, um blog de um casal que viajou em 2007 de São Paulo para Argentina e Uruguai. Neste blog eles disponibilizaram planilhas de quilometragens e de custos, que achei bem interessantes. Segue aqui a referência, caso queiram ver na íntegra: Argentina, de Foz do Iguaçu à Buenos Aires de carro.
Como não conhecíamos Foz do Iguaçu, poderíamos unir dois grandes destinos (Foz e Argentina) e montar uma programação, assim como esse casal.
Cataratas de Foz do Iguaçu
Então baixei o Excel do website deles e comecei a montar o meu roteiro tendo como base o dele.
Eu não sabia, neste momento, quantos dias pretendiamos fazer essa viagem, mas fui simulando as quilometragens rodadas diariamente para que sempre dirigíssemos durante o dia e tivesse a noite de descanso em alguma cidade, para, depois, seguir em frente.
Abaixo é uma imagem de como ficou o meu roteiro.
Roteiro de viagem de Sao PAulo até BUenos Aires
Com o Excel como base, o próximo passo foi abrir o Google Maps e ver a melhor rota entre da minha cidade, Jundiaí em São Paulo até Foz do Iguaçu no Paraná.
Devido a quantidade de horas, notei que eu teria que escolher uma cidade no meio do  caminho para passar a noite.
O mesmo ocorreu entre Foz do Iguaçu e Posadas, e depois a volta, de Posadas e Barracão e, por fim, Ponta Grossa.
Como eu fazia essa escolha? Via as cidades grandes que estavam na metade do caminho e buscava no Airbnb locais bem avaliados, com uma vaga de estacionamento e com internet.
Optamos por Maringá , Paraná como a primeira parada e assim fui completando minha planilha.

Escolhendo as cidades para turistar

Definindo as cidades que íamos parar para dormir, voltei ao Google Maps e fui observando na rota o que haveria de ponto de parada para fotos ou locais interessantes.
Então, ao mesmo tempo que ia organizando a planilha, fui criando um guia ilustrado, com todas as possíveis paradas, inclusive com o horário pré programado.

Clique aqui para ver o guia.

Reparem que em alguns dias coloquei mais de uma opção para parada de almoço, pois tudo dependeria do horário que iríamos passar, se estaríamos com fome ou não, mas foi um planejamento muito bem detalhado.

Quantos dias durou nossa viagem

A partir dessa organização, nos sentimos seguros em ficar 13 dias viajando (de 16 a 29 de dezembro/2023) e a ir em tantos lugares diferentes.
No total foram aproximadamente 2800 km rodados.
No próximo post vou descrever o nosso roteiro dia-a-dia detalhado. Aguardem!
O intuito aqui é passar dicas de como se organizar para a sua viagem e transformar planos em realidade e boas memórias.

Seguro do Carro

Um mês antes da viagem fizemos toda a revisão do carro, trocamos os pneus e como iríamos ultrapassar a fronteira, tivemos que fazer um seguro especial chamado Carta Verde.
Você consegue fazer com qualquer corretora de seguros e o preço é tabelado, mas varia de acordo com a quantidade de dias.
Para 7 dias em território Argentino, paguei 81 reais, lembrando que esse é o valor de 2023.

Até o próximo post.
Tatiana Cuberos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.