Cachoeira em São Sebastião

0
5193
Cachoeira do Ribeirão de Itu

São Sebastião é um destino que agrada a todos, possui praias com ondas boas para surfe e também praias ótimas para ir com as crianças!

Na nossa última visita, clique aqui, para ler o que fizemos por lá. Optamos por conhecer uma cachoeira da região.

Cachoeira do Ribeirão de Itu

Localizada no Parque Estadual da Serra do Mar. A entrada para a trilha fica pertinho do Hotel em que nos hospedamos, Atena Praia Hotel, em Boiçucanga, aproximadamente 6 minutos de carro.

 



Booking.com

O que levar para fazer uma trilha com crianças

Leve na mochila: Água, bolachas, frutas, saco para lixo, repelente e protetor solar. Você usará mais a água e o repelente do que qualquer outra coisa!

Roupa: Tênis, não arrisque a ir sem tênis, o percurso é muito escorregadio, roupa confortável e uma roupa de banho por baixo.

Como chegar na Cachoeira

Chegamos de carro até um ponto onde não podíamos seguir em frente, ali fica o estacionamento (R$20,00) a diária, com banheiro e ducha.

Após estacionar, recebemos um mapa (bem simples), algumas explicações e seguimos pela trilha. Os funcionários nos alertaram para não deixarmos nossos pertences sem alguém cuidando, pois  tem muita gente nas cachoeiras e há relatos de objetos furtados.

As trilhas

A trilha começa por uma estrada que passa até caminhão, eu fiquei bem tranquila com esse início, não sabia de nada! Após a primeira travessia de rio, que eu achei a pior, subimos por uma trilha mais estreita e logo avistamos uma placa indicando os caminhos das trilhas.

Trilha Primeira Queda

No hotel e no estacionamento da cachoeira nos indicaram a primeira, por ser mais segura para fazer com crianças então fomos nessa. Seguimos pela trilha e logo apareceu mais uma travessia pelo rio, essa era mais tranquila, pois nessa parte a água estava mais baixa.

Travessia do Rio em São Sebastião

Atravessamos e continuamos a caminhar, logo apareceu mais um pedacinho bem fácil de travessia pela água e assim a trilha seguia beirando o rio, essa combinação de pedras escorregadias e água não me deixaram nada animada.

Fiquei com medo e resolvemos voltar, sem ver a tal cachoeira. Até porque pelo mapa não dava para saber se já tínhamos chegado nela ou não. A Sofia ficou decepcionada, voltamos para o início e encontramos alguns moradores locais com umas crianças de uns 9 anos, perguntamos sobre primeira queda e eles disseram que era difícil se banhar, o ideal seria irmos para a segunda. Perguntei sobre a trilha, eles nos informaram que era difícil, mas com ajuda daria certo.

Trilha Segunda Queda

A segunda trilha possui 1,5km de trilha, a Sofia se empolgou. A trilha chamada Samambaiçu começou fácil, mas em determinado trecho as pedras eram altas, tivemos que carregar a Sofia.

Trilha para a Cachoeira

Todos que cruzavam conosco nos davam parabéns por já a incentivarmos desde pequena a ter esse contato com a natureza, sei lá se alguns não achavam que éramos loucos mesmo!

Encontramos no caminho um moço com uma senhora, fiquei mais tranquila. Fizemos a trilha calmamente, é uma subida bem íngreme e dá para ouvir o rio passando lá embaixo.  Em proximadamente 1:10 horas chegamos na cachoeira. A Sofia nos surpreendeu. Seguramos as mãos dela o tempo todo, de um lado tem a vegetação, mas do outro é uma ribanceira! Se estivéssemos com duas crianças, acho que seria muito mais difícil.

Chegando na cachoeira, ela ficou vislumbrada! A água estava tão gelada que ela acabou não querendo entrar, só colocou as perninhas!

A cachoeira é linda e possui uma piscina natural então é bem tranquilo para tomar um belo banho! Os moradores da região subiam até uma parte da cachoeira e pulavam.

Parece pequena olhando a foto, mas repare que ao lado esquerdo tem algumas pessoas sobre as pedras.

 

Cachoeira Em São Sebastião

Adoramos a experiência, achamos mais fácil a segunda trilha, pois eram só pedras no caminho e não pedras e água. A volta foi mais rápida já sabíamos o que nos esperava! Valeu a pena fazer um passeio diferente em um destino de praia!

E você já fez trilha com criança? Conte sua experiência!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.